Seja um empreendedor de sucesso com a ajuda de Jennifer Lawrence

cartaz do filme joy

Viu o filme Joy, O Nome do Sucesso, de 2015? Estreado em 2015, Joy foi o candidato improvável aos Óscares e é baseado na história real de Joy Mangano que nos ensina como podemos ser um empreendedor de sucesso. A interpretação de Jennifer Lawrence mantém o filme vivo e é graças a ela que podemos tirar várias dicas de bons negócios, marketing atento e perfil de empreendedorismo.

Sorte nos negócios e azar nos negócios

Um dos factores críticos de sucesso numa empresa não é a sorte nem o azar. Eles fazem parte das coisas que não podemos controlar, e devemos concentrar-nos nos elementos que dependem de nós. Não se pode combater o mau tempo, mas pode-se abrir um guarda-chuva. Assim, não podemos fazer nada contra o azar, mas podemos ter perseverança. Esta é a qualidade de quem não desiste com facilidade. É uma forma de persistência.

Joy (2015)

A vez da sorte

Joy Mangano ficou rica graças ao sucesso da Miracle Mop, a esfregona milagrosa. Mas, como Jennifer Lawrence nos mostra, esse sucesso aparece como uma luz ao fundo do túnel depois de muitas dificuldades. A sua história de vida, a falta de oportunidades dadas às mulheres, a falta de dinheiro, a família inconstante, as discussões sobre patentes, tudo concorreu para criar obstáculos. Mas Joy Mangano sobreviveu e teve perseverança suficiente até chegar a vez da sorte.

Um momento decisivo

Não podemos escolher ter sorte, mas podemos ter a perseverança necessária para superarmos o azar o número de vezes necessário até a sorte não ter outra opção senão a de aparecer! A superação contínua do azar chama-se sorte. Como se uma coisa se transformasse noutra.

O momento decisivo para Joy Mangano foi quando conseguiu convencer os produtores do canal televisivo de vendas QVC a permitirem que fosse ela a apresentar do anúncio da Miracle Mop.

Marketing, segmentação e coerência

Esse anúncio é uma breve lição de Marketing. Ele impulsionou as vendas para resultados históricos e tudo porque as donas de casa se identificaram com Joy Mangano, que não quis parecer uma estrela do cinema, mas apenas mais uma mulher com dificuldades domésticas. Sem o notar, Joy modificou a mensagem para se aproximar da segmentação perfeita para o produto.
O Marketing é um esforço feito para entender as necessidades das pessoas e adaptar produtos, serviços e mensagens a esses potenciais clientes. Joy Mangano não precisou de estudar Marketing para saber isso e, no fundo, para saber mais do que sabiam os peritos em vendas do canal QVC. Desde então, ela tornou-se milionária lançando dezenas de outros produtos, com base na mesma segmentação. Hoje em dia, os factores críticos de sucesso da empresa de Joy Mangano estão nas patentes e no Marketing.

Quer receber mais artigos como este?

Assine a nossa incrível Newsletter!

Share This
Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba as actualizações para o sucesso das PMEs

Obrigado!