Plano de Marketing

Acredite. Se não tem, precisa de um. É a garantia de que sabemos o que estamos a fazer, estruturada da forma mais simples possível. Já imaginou o que seria se não houvesse um plano?


O objectivo do marketing é compreender o consumidor de tal forma, que o produto/serviço lhe parecerá tão familiar e ideal que se venderá a si mesmo.

Peter F. Drucker

Curioso? Siga este fio condutor e tenha uma visão global do nosso sistema de marketing inovador para PMEs

Saiba mais

O Plano é a acção na qual juntamos todos os conhecimentos que adquirimos em separado.

É onde somamos A + B.

É onde conseguimos que 2 + 2 dê 5.

Tudo o que aprendemos sobre os nossos clientes, sobre o mercado onde nos movemos, sobre os recursos que dispomos para promoção, sobre o valor gerado pelos nossos produtos/serviços, tudo o que sabemos sobre o nosso negócio, não tem utilidade nenhuma se for visto isoladamente.

O momento em que um negócio deixa de depender da sorte, é quando todo o conhecimento é aplicado num Plano de Marketing que junta todas as peças do puzzle num sistema de investimento e retorno que torna o negócio auto-sustentável, repetível e o coloca no caminho do crescimento.

O Plano é também uma ferramenta de actualização constante:

  • Se através da análise descobrirmos que a maioria dos seus clientes são do Porto, o Plano é onde vamos juntar os recursos que temos para realizarmos uma série de medidas tácticas que tiram partido desse conhecimento.
  • Se através da análise de dados descobrimos que um anúncio deu o dobro do retorno em comparação ao seu custo, o Plano é onde vamos maximizar esses ganhos para o investimento seguinte.

—————————-

* Imagem de Freepik

Talvez o seu negócio já tenha um Plano de Marketing, talvez tenha um esboço que possamos usar, ou talvez seja preciso criar um novo. Em qualquer dos casos, o Plano de Marketing, no nosso processo de trabalho, é um documento que garante que estamos todos em sintonia. É criado entre o cliente e o Gestor de Marketing da Fio Condutor, e encontra-se em permanente revisão.


Alguns elementos-chave:

Segmentação

Nada poderá ser feito se não soubermos que segmentos adoram o seu produto/serviço e porquê. Esta descrição deve ser pormenorizada, e identificar vários segmentos, caso contrário, não se justifica fazer um Plano;

Concorrência e Alternativas

Nem sempre é evidente, às vezes a principal alternativa pode ser um produto/serviço distinto do nosso, mas que, aos olhos do consumidor, resolve o mesmo tipo de problemas;

Pontos de Diferenciação

Por cada segmento, o que diferencia o nosso produto/serviço de todas as alternativas;

Valor e Posicionamento

Qual a mensagem que levaremos a cada segmento. Isto está associado à percepção que cada segmento tem do produto/serviço;

Objectivos e Métricas

Quais são os objectivos do Plano? Quaisquer que sejam é preciso estipular desde logo de que forma podemos avaliar se os objectivos foram atingidos ou fracassaram;

Tácticas

As acções a executar para atingir os objectivos propostos;

Orçamento

Não se trata apenas do valor global associado ao Plano, mas sobretudo da forma como esse valor global é distribuído pelos vários custos para a execução das tácticas;

Linha do Tempo

Os objectivos são para atingir em três, seis, nove meses? A aplicação das táticas deve estar assinalada ao longo da Linha do Tempo de forma que todos possam acompanhar a execução do Plano de Marketing.

    Entre em contacto connosco. Já tem um Plano de Marketing ou, pelo menos, um esboço? Envie-nos uma mensagem ou peça imediatamente uma análise gratuita de marketing:

11 + 2 =

Share This
Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba as actualizações para o sucesso das PMEs

Obrigado!